26 fevereiro, 2008

A arte da Produção Editorial

Para aqueles que não sabem o que é, para os curiosos de comunicação e demais áreas e para os que estão prestes a se tornar um Produtor editorial... mesmo com mais de 30 anos de existência, ainda existem dúvidas sobre da profissão... e o que é Produção Editorial mesmo?

Produção editorial é a arte de transformar um projeto original (pode ser aquele rabiscado e escrito no papel de pão) em uma publicação mais atraente e comercialmente vendável. Então, tratando de refinar a grande tarefa do Produtor editorial, “basicamente” sua função é desenvolver e coordenar projetos editoriais em sua composição e edição, tanto nas mídias impressa, audiovisual, eletrônica e digital em todos os seus processos e estágios.

A atuação de um Produtor Editorial consideravelmente abrangente, afinal ele edita tudo ou quase tudo, pois engloba várias mídias em várias etapas do processo de edição - da seleção de originais à produção gráfica, da consultoria de tendências editoriais à revisão de um produto, relizando o planejamento e seleção de originais; administração de custos e viabilidade comercial, elaboração do projeto e até no tratamento de textos e revisões. Ufa! É pessoal, o nome não é bonito à toa!

É um profissional considerado de mil e uma utilidades, formado em Comunicação Social e habilitado em Editoração ou Produção editorial, a profissão pode ser confundida com jornalismo, publicidade e até mesmo Design gráfico.

O mercado de trabalho também é extenso, muitos profissionais trabalham como autônomos, editoras, empressas de serviços editoriais ou empresas de comunicação em geral. Espero que tenham sanadas ou minimizadas as dúvidas sobre a arte da Produção Editorial.

saiba mais... revista profissões.

4 comentários:

Geo disse...

A Vania é, oficilamente, a pessoa mais qualificada profissionalmente aqui da agência.
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Esse é um blog para produtores editoriais. Cuidado com a escrita... Seria melhor corrigir os textos antes de postá-los.

Abraços.

Anônimo disse...

Sou recém formado em Produção Editorial pelas Faculdades Promove de Minas Gerais e,frenquentemente sou indagado,sobre a essência do curso.Bem,aqui em Minas o mercado ainda está se adaptando as novas demandas que o mercado livreiro condiciona,como também a demanda de produtos publicitários e editorias para fins organizacionais e soluções multimídias para tv,web e rádio.Gostaria de saber como dentro do processo de planejamento gráfico de uma revista,por exemplo,
podemos atribuir dicernimentos entre o produtor editorial e o publicitário
na interpretação dos conceitos,pesquisa de imagens,definição de padrões tipográficos,acompanhamento gráfico etc.

Adorei o Blog

Ateciosamente,

Mat

Mundo Editorial disse...

Parabéns pelo blog!

http://mundo-editorial.blogspot.com