29 fevereiro, 2008

Os livros que viraram Oscar

Talvez a frase do Oscar seja: Um bom livro gera um bom filme.
Podemos afirmar que sucessos de livros, se destacam cada vez mais e ganham suas versões nas telonas e ganham até o Magnífico Oscar.

Qual o motivo para comemorar? A produção editorial de livros ferve com essa movimentação cinematográfica, aumentando as vendas de livros, consequentemente a sua produção, além de incentivar a leitura.

Livros e mais livros estão chegando às telas de cinema e faturando a nobre estatueta dourada, como: o belo romance Onde os velhos não têm vez, de Cormac McCarthy, conhecido em português como De Onde os fracos não têm vez, faturou o prêmio nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. O filme Sangue Negro inspirado no livro Oil, ficou com o Oscar de Melhor Ator. E, ainda o romance inglês Reparação, nomeado Desejo e Reparação conquistou o troféu de Melhor Trilha Sonora, enquanto que A bússola de ouro, baseada na trilogia do mesmo nome, ganhou o de Melhor Efeito Visual.

E quem não se lembra de um outro grande premiado de outra edição do Oscar, O Senhor dos Anéis, de J.R Tolkien T, que levou apenas 17 estatuetas!

Com Oscar ou não, livros de todos os gêneros estão ganhando mais destaque nas livrarias devido ao sucesso no cinema, ou se preferir ganhando destaque no vídeo devido ao sucesso nas livrarias.

Confira alguns livros que viraram filme: Harry Potter (JK Rowling); Jurassic Park (Michael Crichton); O Amor nos Tempos do Cólera (Gabriel García Márquez); O Apanhador de Sonhos (Stephen King); Entrevista com o Vampiro (Anne Rice) e mais atual, o Caçador de pipas ( Khaled Hosseini) e o brasileiríssimo Meu nome não é Jhonny, um filme baseado no livro do jornalista Guilherme Fiúza.

Outros livros que foram para telinha, podem ser conferidos no folha online.

Desejo à todos, uma boa “cine-leitura”!

2 comentários:

Geo disse...

Seria muito melhor se as pessoas lessem os livros antes de ir ao cinema. Eu estou nesta estatística de preguiçosos, e no topo dos sem paciência, mas pretendo sair dessa e começar a ler mais!
Vou me render aos livros,vc vai ver!
rs rs rs

Priscila disse...

Belo post D. Vania... rsrsrs. Eu procuro sempre ler o livro para depois asistí-lo, mas confesso que não assisti o filme de muuuuitos livros que li. Mas um dia quem sabe coloco isso em dia né? rsrs