23 abril, 2008

Dia Mundial do Livro e dia do Direito do Autor

Comemora-se hoje, 23 de Abril o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. A data foi estabelecida em 1995 pela Unesco com o objetivo de chamar a atenção de autoridades governamentais, da população e também pelo fato de coincidir que vários escritores como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram neste dia. Com certeza é uma datas mais lembradas pelos profissionais da área e instituições de comunicação e educação. Por isso, acontecem vários eventos comemorativos em várias cidades.

Assim como o lançamento do programa “São Paulo: Um Estado de Leitores” que será realizado pelo governador Geraldo Alckmin e da secretária do Estado da Cultura, Cláudia Costin, e posse dos membros do conselho consultivo, do qual o presidente da CBL, Oswaldo Siciliano, fará parte. A Câmara Brasileira do Livro, a Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros) e a ANL - Associação Nacional de Livrarias oferecerão um brunch aos presentes. ( CBL)
Conforme publicado no site da Unesco: No Brasil, está em andamento a campanha “Dê um livro: incentive a educação e a leitura”, promovida pelo escritório da Organização no Brasil, juntamente com vários parceiros, por meio da Internet, com o objetivo de incentivar a troca de livros estimulando a leitura e o intercâmbio de conhecimento entre as pessoas. A idéia é promover a importância do livro como um instrumento de expressão, educação e comunicação.

"Este ano, a UNESCO quer enfatizar o papel vital dos livros não apenas em relação a educação, economia, criação cultural e participação democrática, mas também, como afirmou o Diretor-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, a “importância deles com relação à liberdade de expressão e à salvaguarda e promoção das expressões da diversidade cultural, como principais desafios a serem enfrentados pela Humanidade.”

Interessante saber: A “Capital Mundial do Livro”, Madrid foi a primeira cidade a ser proclamada Capital Mundial do Livro, na sexta edição do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Depois vieram Alexandria (Egito, 2002), Nova Deli (Índia, 2003), Antuérpia, 2004), Montreal (Canadá, 2005) e Turim (Itália, 2006). A cidade designada para este ano é Bogotá (Colômbia) . Para 2008, Amsterdam (Holanda) foi anunciada como uma escolha do comitê de seleção, composto por representantes da Associação de Editores Internacionais (IPA), a Federação de Vendedores de Livro Internacional (IBF) e a Federação Internacional de Instituições e Associações de Bibliotecas (IFLA) assim como a UNESCO. Confira mais informações na fonte

0 comentários: