29 setembro, 2008

Bibliotecas no Mundo - PARTE 1

Difícil dizer, quem da profissão (PE), não gosta de livros. Se não gostar, trabalha com a coisa errada! O povo da biblioteconomia e da editoração adoram uma livraria e uma biblioteca.

Sanando curiosidades, a palavra biblioteca do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, significa "livro", e na seqüência ϑήκη que por sua vez significa "depósito". (wikipédia)Atualmente, a biblioteca guardar mais do que livros, pois com o mundo moderno o acervo acabou se expandindo para armazenagem de outros tipos de materiais, tais como revistas, jornais, CD, fitas, VHS, DVD e até mesmo banco de dados.

Importante recordar que na Idade Média, as bibliotecas quase foram extintas, vindo principalmente pela ação de censura da igreja Católica. Mas, contraditoriamente, foram nos mosteiros, preservadas em esconderijos, e que elas conseguiram mais uma vez se salvar. ( uma boa referência: filme ou livro “O nome da Rosa”, de Umberto Eco – Vale a pena conferir!).

O bom de tudo isso, é que as bibliotecas conseguiram sobreviver ao longo dos anos à ação do tempo, as guerras e a censura. Falando nisso, achei umas fotos de bibliotecas muito interessantes espalhadas no mundo inteiro. Vou postar aqui a Parte I .


Conheça a livraria El Ateneo, em Buenos Aires. Antes de virar livraria foi um teatro e, em seguinda um cinema. Fotografia por sitemarca Flickr.com
Mais fotos e informações podem ser conferidas nos site arcoweb e tematika

0 comentários: