19 dezembro, 2008

Indústria gráfica debateu sobre a crise global e suas conseqüências no inicio de Dezembro

O Sistema Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e a Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica promoveu no dia 4 de dezembro (quinta-feira), a partir das 18h, encontro para discutir “A crise global e suas conseqüências na Indústria Gráfica”. O evento acontece no auditório da escola SENAI – Rua Bresser, 2315, Moóca, em São Paulo e contou com a presença do Ex-superintendente geral da Bovespa e BM&F, Horacio de Mendonça Netto.

De acordo com matéria no portal Fator Brasil participaram do evento Horacio de Mendonça Netto, ex-superintendente geral da Bovespa e BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), e Patrícia Marrone, economista e coordenadora do departamento de economia da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). E ainda, Alfried Plöger, presidente da Abigraf-Nacional e vice-presidente da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas); Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf Regional-SP; Mario César de Camargo, presidente do Sindigraf-SP (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo); Reinaldo Espinosa, presidente da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica); e Flavio Botana, professor da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica. Todos debaterão o tema.

“Pesquisa aponta que o maior efeito da crise internacional sobre os negócios na indústria gráfica foi o aumento do custo de insumos - Pesquisa realizada em outubro pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) com 44 empresas do setor, que, juntas, empregam mais de três mil trabalhadores, nos segmentos editorial, embalagens, envelopes, impressos comerciais e promocionais, formulários e outros, aponta que o maior efeito sobre os negócios na área devido à crise internacional foi o aumento do custo de insumos, como papel e tintas. De acordo com o trabalho, como os preços desses insumos são fixados em dólares, o reflexo maior origina-se a partir da desvalorização do real, nem tanto da turbulência econômica.

O cancelamento das vendas no mercado interno foi o segundo item mais abordado. Os cancelamentos de pedidos mais expressivos têm ocorrido no segmento promocional, segundo o documento, e decorrem do enxugamento dos gastos com marketing nas empresas anunciantes.
Já nos demais segmentos, as gráficas não sentiram mudanças em seus negócios. Algumas reclamam da dificuldade de acesso e dos elevados custos de crédito.Sobre os planos para o futuro, todas se mostram cautelosas. A reavaliação dos projetos de expansão aparece em primeiro na pesquisa, seguido da postergação dos investimentos. A paralisação de novas contratações e mesmo a possibilidade de demitir no futuro também são opções mencionadas, de acordo com a pesquisa. www.abigraf.org.br “

1 comentários:

Tarcízio Silva disse...

Olá!
To passando aqui pra avisar que o blog Imagem, Papel e Fúria foi renovado e tem endereço novo agora.
www.imagem-papel-e-furia.com.br

Vocês podem atualizar na lista de links de "Design & Criação" de vocês.

Abraços e continuem o bom trabalho.