06 janeiro, 2009

O livro mais caro do mundo

Talvez essa não seja uma noticia "fresquinha, pelo menos para alguns, mas achei muito interessante postar essa "novidade" que li o BBC. brasil.com, sobre a produção do livro mais caro do mundo.

O livro contemporâneo, foi teve sua primeira tiragem em Roma, chama-se "Michelangelo - La Dotta Mano" , traduzindo aqui é"Michelangelo - A Mão Sábia sai pela "bagatela" de 100 mil euros que equivale a R$ 265 mil reais. Foram produzidos apenas 33 exemplares e por incrivel que pareça se esgotou cerca de um mês após seu lançamento, hoje é cultivado por colecionadores particulares europeus e americanos.

Só para conhecimento do nosso público seleto de produtores editoriais, o livo foi publicado pela editora FMR por causa dos 500

anos do início do trabalho de Michelangelo nos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano.

Cada unidade levou entre três e seis meses para ser produzida devido o processo artesanal que resgata as técnicas utilizadas na época do Renascimento italiano. O livro sobre a vida e obra do artista pesa 24 quilos. A capa do livro contém uma réplica em mármore da escultura "Madonna della Scala", uma das primeiras obras de Michelangelo, realizada quando era adolescente. A reprodução da escultura foi realizada com mármore do tipo carrara proveniente da mesma pedreira, Il Polvaccio, onde Michelangelo costumava adquirir o material para suas obras. O veludo de seda que cobre a capa é confeccionado em teares antigos, fora isso tudo, ainda tem o luxuoso papel, em puro algodão, é produzido à mão, fibra por fibra. A encadernação também é toda feita à mão e costurada página por página.

Loucura ou não o valor faz jus a obra!

Leia a matéria com mais informações na Ultimo segundo

1 comentários:

Mistérios, Magias ou Milagres. disse...

Quem dera ler um livro tão raro.
Michelangelo é obra prima.
Abraços.